terça-feira, 17 de agosto de 2010

NO - the piper never dies!*

A gravadora EMI vai lançar uma coletânea enfocando os primeiros anos do grupo Pink Floyd, quando ainda contava com o guitarrista Syd Barrett.

An introduction to Syd Barrett irá trazer clássicos dos primeiros dois discos do Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn (1967) e A Saucerful of Secrets (1968), e os dois discos solo lançados por Syd, Madcap Laughs e Barrett, ambos de 1970.

O material foi selecionado pela gravadora ao lado de David Gilmour; além das músicas já conhecidas, a coletânea trará material raro. Entre as faixas desconhecidas, Bob Dylan Blues, música solo nunca lançada oficialmente, e Apples and Oranges, do Pink Floyd.Todas as faixas foram remasterizads e algumas passaram por nova mixagem, sendo que Here I Go ganhou uma nova linha de baixo, criada e executada pelo próprio Glimour.

Outro registro raro, a longa Rhamadan (de 20 minutos), estará disponível para download àqueles que comprarem o disco. A faixa foi produzida por Peter Jenner, produtor do primeiro disco do Floyd, e conta com a participação do percussionista Steve “Peregrine” Took, parceiro de Marc Bolan no duo Tyrannosaurus Rex (pré T-Rex).

O lançamento de An introduction to Syd Barrett está previsto para 4 de outubro. A capa é de autoria do fotógrafo e desenhista Storm Thorgerson (que concebeu a maioria das capas do Pink Floyd e algumas de outros artistas, como Led Zeppelin, Genesis, 10cc, Yes, Peter Gabriel, Black Sabbath, Paul McCartney, Syd Barrett, Styx, Muse e Dream Theater - só pra citar alguns). O disco colocará novamente o nome de Barrett em evidência, ele que é considerado uma espécie de gênio lunático que precisou se afastar da música devido a problemas psiquiátricos e uso abusivo de LSD.

Atom Heart Mother é estampado por

uma das fotos mais famosas de Storm

Syd Barrett morreu em 2006, aos 60 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Ele se dedicava à pintura desde que se afastou dos palcos. Em sua homemagem, o Pink Floyd lançou Wish You Were Here (1975).

fonte

(*) claro que eu não ia deixar passar um trocadilho infame com a letra aquela do Edguy, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário